SAÚDE: Manaus é a capital com maior incidência de Tuberculose do país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

LOC: Manaus é a capital que possui a maior incidência de casos de Tuberculose no Brasil, tendo registrado a média de 93,2 casos por 100.000 habitantes, em 2016. O município amazonense registrou 457 novos casos da doença apenas nos três primeiros meses deste ano, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Denise Arakaki, a relação estabelecida entre profissional de saúde e paciente é um importante fator para que o tratamento seja efetivo.

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“Na Tuberculose, a principal estratégia recomendada é Tratamento Diretamente Observado, conhecido como TDO. O TDO é quando o profissional de saúde, em contato com o paciente, observa o paciente a tomar os comprimidos do tratamento da Tuberculose. Esse momento, em que o paciente está em frente ao profissional de saúde, é um momento bastante valioso em que o profissional pode melhorar, aprimorar, qualificar a vinculação do paciente com o serviço de saúde e com seu profissional.”

 

LOC: O técnico de enfermagem Railson Rocha, 41 anos, é morador da Zona Leste de Manaus e contraiu a Tuberculose Pulmonar em 2002. Quinze anos depois de ter se curado, ele relembra os momentos difíceis que passou e reforça a importância de não desistir do tratamento, ainda que a melhora não seja imediata.

 

TEC/SONORA: Railson Rocha, técnico de enfermagem.

“Assim como a doença é silenciosa, o tratamento é um tratamento que exige paciência. A gente começa a tomar a medicação, na primeira semana você praticamente está do mesmo jeito, ainda sentindo falta de ar, ainda fazendo muitos sintomas. Na segunda semana, você já começa a se sentir melhor. Lógico que o tratamento, a base do tratamento, não é somente a medicação. A base do tratamento é o seu alimento, é o que você está comendo. A nossa imunidade depende muito do que a gente come.”

 

 

LOC: Em caso de tosse prolongada por duas a três semanas, febre, cansaço ou falta de apetite, procure uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.