SAÚDE: Mães contaminadas com Zika devem continuar amamentando, afirma OMS

Em nota a organização afirmou que considerando as provas existentes, os benefícios do aleitamento materno para a criança e para a mãe ultrapassam qualquer risco de transmissão do vírus Zika através do leite materno

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As mulheres infectadas com o vírus Zika devem continuar amamentando os filhos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS. A recomendação foi feita nesta quinta-fera, já que não há indícios sobre risco de transmissão. Em nota a organização afirmou que considerando as provas existentes, os benefícios do aleitamento materno para a criança e para a mãe ultrapassam qualquer risco de transmissão do vírus Zika através do leite materno.
 
O Zika, de acordo com a OMS, já foi encontrado no leite materno de duas mães contaminadas, no entanto, não existem provas de que a doença possa ser transmitida para crianças através da amamentação. O Zika pode estar ligado a casos de microcefalia quando a mãe é infectada pelo vírus durante a gravidez.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereçowww.combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.