SAÚDE: Fiocruz inicia produção de testes simultâneos de Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Fundação Oswaldo Cruz deu início à produção de testes simultâneos de Dengue, Zika e Chikungunya para atendimento ao Sistema Única de Saúde, o SUS. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, aprovou o registro do teste, chamado Kit ZDC,  e agora o teste poderá ser usado para diagnóstico laboratorial dos três vírus, para dois ou para cada um separadamente. A inovação é fruto do trabalho integrado do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Bio-Manguinhos/Fiocruz, com o Instituto Oswaldo Cruz e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná, sob coordenação do Ministério da Saúde, como explica o Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC./SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros

“Inauguramos o centro de produção de Imunobiológicos lá em Bio-Manguinhos e lá terá um teste rápido triplo: Zika, Chikungunya e Dengue. Em um único teste rápido. A Anvisa aprovou este teste e nós estamos avaliando aqui no Governo agora a compra.”

LOC.: Este kit identifica o material genético dos três vírus em tempo real e o resultado sai no mesmo dia. Além disso, este teste viabiliza o diagnóstico na fase aguda da doença, ou seja, quando os sintomas clínicos das três infecções se manifestam e é preciso uma análise precisa e discriminatória. De acordo com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, este teste é inédito no mundo e é diferenciado de tudo o que existe até hoje.

TEC./SONORA: Presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha

Não existe em nenhum lugar do mundo e este será um instrumento importantíssimo do ponto de vista da capacidade diagnóstica, diferencial, da capacidade de fazer pesquisas, da quantidade de pessoas atingidas, com cada um desses vírus e vai ser realmente um grande diferencial daquilo que nós temos até hoje.”

LOC.: De acordo com a Fiocruz, os primeiros lotes para atendimento ao Sistema Único de Saúde, o SUS, já estão sendo produzidos. As entregas se darão conforme a demanda do Ministério da Saúde. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.