SAÚDE DO TRABALHADOR: Novas regras protegem funcionários de empresas da fumaça do tabaco

Os estabelecimentos que vendem produtos para fumantes, como cigarros, charutos, cigarrilhas e narguilés, e os ambientes fechados onde o fumo é permitido, que são as tabacarias e locais de pesquisas da indústria do tabaco, têm que se adequar às regras da Lei Antifumo. Um dos principais objetivos da norma é proteger a saúde dos trabalhadores expostos à fumaça do cigarro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 02'26''

REPÓRTER: Os estabelecimentos que vendem produtos para fumantes, como cigarros, charutos, cigarrilhas e narguilés, e os ambientes fechados onde o fumo é permitido, que são as tabacarias e locais de pesquisas da indústria do tabaco, têm que se adequar às regras da Lei Antifumo. Um dos principais objetivos da norma é proteger a saúde dos trabalhadores expostos à fumaça do cigarro. Esses locais devem ter uma área exclusiva para fumantes, com sistema de ventilação que reduza o acúmulo de fumaça e que não contamine outros ambientes. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que o mais importante na lei antifumo é proteger a saúde do trabalhador.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Há a necessidade de proteger o trabalhador e por isso que nós assinamos uma portaria interministerial, Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho, com a regulamentação técnica, com as normas para orientar inclusive a fiscalização. Mas, acima de tudo, é obrigatório o prazo de seis meses para adaptação da colocação de todo um sistema de exaustão, de limpeza do ar e de proteção aos trabalhadores que não poderão se expor à fumaça do cigarro. Acima de tudo, é uma forma de respeitar o direito do trabalhador de não ser um fumante passivo".

REPÓRTER: O motorista de ônibus Expedito Araújo conta que alguns colegas fumam dentro da rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, ao lado das vagas onde os ônibus são estacionados. Ele aprova as novas regras antifumo porque se elas forem cumpridas ele não vai mais precisar respirar fumaça de cigarro no horário de trabalho.

SONORA: motorista – Expedito Araújo

"Não ia ter mais esses fumantes aqui na rodoviária. Ia ser até bom porque o meu pulmão agradece. Todo dia eu tenho que trocar uniforme por causa do cheiro de cigarro. Amanhã eu tenho que vir com outro uniforme. Meu pulmão sofre muito com esse pessoal. Vai ter que ter muito vigilante para estar olhando isso aí. Se eu encontrar alguém ou colega meu fumando aqui eu vou entregar na Vigilância Sanitária. É bom porque eles respeitam o ambiente da gente, os não fumantes, e a gente agradece".

REPÓRTER: Com o objetivo de conscientizar a população, os sindicatos e os donos de estabelecimentos sobre a Lei Antifumo e a saúde do trabalhador, o Ministério da Saúde lançou nesta semana a campanha publicitária: "Pode respirar fundo: ambientes coletivos 100% livres de fumaça". A campanha vai ser veiculada na internet, nas redes sociais e em cartazes e panfletos. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde www.saude.gov.br.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.