SAÚDE DA CRIANÇA: Cuidados com os dentes devem começar nos primeiros meses de vida

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A assistente administrativo,  Liliane Santos,  sempre cuidou dos dentes do filho. Ela conta que a atenção com a saúde bucal da criança começou já nos primeiros meses de vida.
 
SONORA: assistente administrativo  – Liliane Santos
 
“Desde os primeiros meses eu já higienizava a boquinha dele. Pegava uma fraldinha úmida e ia passando na gengiva para fazer a higienização correta. Aí nasceu os dois inferiores e eu já levei na odontopediatra. Porque eu sempre achei e acho ainda que os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa.”  
 
REPÓRTER: De acordo com o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, Liliane está no caminho certo. A prevenção contra as cáries devem ser feitas desde os primeiros meses de vida da criança.
 
SONORA: coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde - Gilberto Pucca
 
“Desde de que essa criança nasça, ela já seja acompanhada por um profissional: dentista, por um profissional de saúde bucal para que ela receba todas as orientações. Quando esse dentinho começa a aparecer na gengiva já em importante começar a higienização. A gente recomenda que essa higienização seja feita com um pedacinho de pano limpo, obviamente com muito cuidado.”
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, a falta de cuidados com os dentes de leite podem provocar algumas doenças.
 
SONORA: coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde - Gilberto Pucca
 
“Uma má saúde bucal, também, pode ter como consequência algumas doenças crônicas. Podemos citar, por exemplo, a diabetes que pode ser provocada por uma infecção presente na boca que aquilo é incorporado no hábito daquela pessoa de forma crônica. Então, isso tem que ser evitado.”
 
REPÓRTER: O programa Brasil Sorridente do Governo Federal reúne uma série de ações para garantir a prevenção e a recuperação da saúde bucal da população brasileira , como cirurgias, tratamentos de canal e de cáries. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.