REPÓRTER: A assistente administrativo, Liliane Santos, sempre cuidou dos dentes do filho. Ela conta que a atenção com a saúde bucal da criança começou já nos primeiros meses de vida.
SONORA: assistente administrativo – Liliane Santos
“Desde os primeiros meses eu já higienizava a boquinha dele. Pegava uma fraldinha úmida e ia passando na gengiva para fazer a higienização correta. Aí nasceu os dois inferiores e eu já levei na odontopediatra. Porque eu sempre achei e acho ainda que os dentes são o cartão de visita de qualquer pessoa.”
REPÓRTER: De acordo com o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, Liliane está no caminho certo. A prevenção contra as cáries devem ser feitas desde os primeiros meses de vida da criança.
SONORA: coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde - Gilberto Pucca
“Desde de que essa criança nasça, ela já seja acompanhada por um profissional: dentista, por um profissional de saúde bucal para que ela receba todas as orientações. Quando esse dentinho começa a aparecer na gengiva já em importante começar a higienização. A gente recomenda que essa higienização seja feita com um pedacinho de pano limpo, obviamente com muito cuidado.”
REPÓRTER: Ainda de acordo com o coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, a falta de cuidados com os dentes de leite podem provocar algumas doenças.
SONORA: coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde - Gilberto Pucca
“Uma má saúde bucal, também, pode ter como consequência algumas doenças crônicas. Podemos citar, por exemplo, a diabetes que pode ser provocada por uma infecção presente na boca que aquilo é incorporado no hábito daquela pessoa de forma crônica. Então, isso tem que ser evitado.”
REPÓRTER: O programa Brasil Sorridente do Governo Federal reúne uma série de ações para garantir a prevenção e a recuperação da saúde bucal da população brasileira , como cirurgias, tratamentos de canal e de cáries. Para saber mais, acesse o site do Ministério da Saúde. O endereço é
www.saude.gov.br
Reportagem, Victor Maciel