SAÚDE DA CRIANÇA: Alimentos saborosos podem e devem ser saudáveis

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: O Ministério da Saúde assumiu o compromisso de deter a obesidade e fazer crescer em 17,8% o consumo de hortaliças. Essas metas devem ser cumpridas até 2019 e as crianças são o público-alvo. Os pais podem contribuir com este processo. A técnica de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, explica como.

SONORA: Gisele Bortolini, Técnica da Coord. Alimentação e Nutrição do MS.

“Os hábitos alimentares são fornecidos nos primeiros anos de vida e é importante que os pais, familiares e amigos não ofereçam para as crianças alimentos ricos em açúcar, sódio, sal, gordura, porque esses alimentos contribuem para o excesso de peso, que hoje é um grande problema na infância”.

REPÓRTER: Uma a cada três crianças brasileiras entre 5 e 9 anos está com excesso de peso, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde. Alimentos industrializados podem e devem ser substituídos por opções mais saudáveis e igualmente saborosas. A Kika é mãe de uma criança e dois adolescentes, e está sempre em busca de oferecer a eles refeições naturais, sem conservantes e corantes.

SONORA: Kika Pereira, Produtora.

“Eu tento ser mais simples e balancear também os alimentos. É uma busca incansável até porque volta e meia tem novas demandas, novos alimentos, novas rotinas. Eles pedem? Pedem. E ai há uma negociação. Tudo bem, você até pode comer um biscoito, mas os mais integrais, menos açúcar, sem conservantes”.

REPÓRTER: Para saber mais sobre os hábitos alimentares dos brasileiros e as metas assumidas pelo governo, acesse www.saude.gov.br.

Reportagem, Erika Braz.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.