SAÚDE: Comissão discute distribuição de vacina contra a Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Nesta terça-feira, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados vai debater a comercialização e a distribuição da vacina da Dengue. A audiência pública vai contar com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Anvisa, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e do diretor-geral do laboratório responsável pela vacina. De acordo com o presidente da comissão, deputado Hiran Gonçalves, o encontro vai ser uma ótima oportunidade para discutir o assunto.

TEC./SONORA: Hiran Gonçalves, deputado (PP-RR)

“É importante que a gente faça esta audiência pública, para que se divulgue o que está se fazendo na gestão publica do país por parte do Ministério da Saúde, para que se tenha um conhecimento amplo das ocorrências. Nós temos também que fazer a nossa parte, uma grande mobilização de controle do nosso lixo urbano.”

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado, foram notificados quase 1 milhão e meio de casos de Dengue, sendo que 629 pessoas morreram por conta da doença. E por isto é preciso combater o mosquito transmissor, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.

“O que mais nos preocupa, neste momento, é o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A população está se conscientizando da importância disso, cada cidadão é responsável por combater o mosquito, então é muito importante que cada um, na sexta-feira, procure eliminar os focos, que cada professor estimule os seus alunos, que nas empresas o chefe do pessoal estimule também os funcionários... sexta-feira, chegar em casa e eliminar focos do mosquito. Só assim, vamos vencer o Aedes Aegypti.”

REPÓRTER: Na última quarta-feira, Ministério da Saúde e a Fundação Bill & Melinda Gates renovaram a cooperação que mantêm desde 2011. As duas instituições vão investir, por mais cinco anos, em pesquisas sobre Dengue e outras doenças. 
A reunião que vai tratar sobre a comercialização e a distribuição da vacina da Dengue será realizada nesta terça-feira, no plenário 7, a partir das 9h30.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.