SAÚDE: Casos de HIV aumentam no Brasil

No mundo, o número de pessoas contaminadas com o HIV cai. Em comparação com outros países, o Brasil não está em situação difícil, acredita especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O número de casos de HIV aumentou no Brasil nos últimos 15 anos. Em 2000, o país teve 51 mil casos de contaminação com o HIV e em 2015, a previsão é de 57 mil novos casos, em média. A informação é da Organização das Nações Unidas, a ONU. Desde o início da epidemia do vírus, em 1980, até junho de 2012, o Brasil registrou mais de 600 mil casos de AIDS, de acordo com o departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, do ministério da Saúde. A região Sudeste do país registra o maior número de casos de contaminação com o HIV, com incidência de, cerca de 21 casos por 100 mil habitantes. Porém, a síndrome vem caindo no mundo. De acordo com relatório divulgado pela ONU, as infecções por HIV caíram em todo planeta em cerca de 35 por cento. Às mortes relacionadas à AIDS tiveram queda de, mais de 40 por cento. A especialista em Infectologia, da Universidade Federal de Goiás, Marília Turchi, acredita que, o aumento de casos de HIV no Brasil não representa falta de combate à doença no país. Ela, explica que, ao contrário, o país vem identificando e tratando mais casos do que há 15 anos.
 
SONORA: especialista em Infectologia da UFG, Marília Turchi
 
“Mais o Brasil não estar numa situação pior, o Brasil está detectando mais. Não é que estamos numa pior do que os outros locais. Várias coisas avançaram, e avançaram muito.”
 
REPÓRTER: De acordo com a ONU, o objetivo de fornecer tratamento a 15 milhões de pessoas com HIV ao final deste ano, no mundo já foi alcançado. Marília Turchi destaca que, a diminuição dos casos de HIV é resultado de políticas de distribuição de remédios aos doentes, que no Brasil, por exemplo, é feita de forma gratuita pelo governo Federal.
 
SONORA: especialista em Infectologia da UFG, Marília Turchi 
 
“Para o HIV, um fator muito promissor para a diminuição do número de casos é o fato das pessoas estarem tomando medicação, o indivíduo, infectado com o vírus, tomando corretamente o antiretroviral tem menor chance de transmitir. Uma das estratégias pra reduzir o número de casos de HIV é a oferta do tratamento adequado para todas as pessoas infectadas pelo vírus.”
 
REPÓRTER: Ainda de acordo com a ONU, cerca de 31 bilhões de Dólares devem ser investidos no combate ao HIV em todo mundo, até 2020. A meta da organização é diminuir os casos de AIDS em até 89 por cento, em todo planeta. Para saber mais sobre as ações de combate ao HIV no país, acesse na internet o endereço eletrônico: www.aids.gov.br
 
Reportagem, Flávio Lacerda  

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.