SAÚDE: Campanha nacional recolhe pneus para eliminar focos de Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, em parceria com governos estaduais e municipais, vão promover uma serie de mutirões para recolher pneus guardados e descartados de forma inadequada. A ação, que acontece até o final do ano, tem por objetivo eliminar possíveis focos de Aedes aegypti. O mosquito é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do Zika vírus.
 
Segundo o Ministério da Saúde, dez estados já aderiram à mobilização e outros cinco participam com ações de descartes regulares. Teresina e Aracaju recebem a campanha nesta semana. Em São Paulo, a mobilização envolve 344 municípios. Na Bahia, a Sala Estadual de Coordenação e Controle prevê coleta nos municípios de Brumado, Jequié e Guanabi. No próximo dia 19, seis municípios paraenses vão concentrar esforços para recolher o máximo de pneus.
 
Além disso, quase 315 mil e 500 agentes comunitários de saúde e de controle de endemias continuam a fazer visitas a imóveis e residências em todo o país para verificar e eliminar a existência de focos do Aedes. Em alguns lugares, as Forças Armadas também participam das ações de combate ao mosquito, além de profissionais da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e de outros órgãos.
 
Reportagem, Vânia Almeida

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.