SAÚDE: Brasileiros vão receber orientações sobre como combater Aedes, durante passagem da chama olímpica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti vai continuar intensa durante os Jogos Olímpicos. Agora, os brasileiros que acompanharem a passagem da chama olímpica pelo país, também vão receber orientações sobre os riscos do mosquito, transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika. O Ministério da Saúde vai distribuir material informativo para garantir que a população saiba como acabar com o inseto. A tocha olímpica veio da Grécia e chegou ao Brasil na última terça-feira. O percurso começou no Distrito Federal, mas a chama ainda vai percorrer mais de 300 cidades, por todas as regiões do país, até a data de abertura dos jogos, no dia 5 de agosto. E, justamente para evitar que o Aedes deixe a população doente, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, pede para que os brasileiros eliminem os criadouros do mosquito de dentro de casa.

SONORA: Antônio Nardi, secretário de Viligância em Saúde
 
“Elimine totalmente da sua casa, do ambiente do trabalho, do ambiente do convívio social todo e qualquer recipiente que possa no futuro juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento a todos os lugares que podem se tornar criadouros do mosquito. Envolva também seus colegas e ações de combate ao mosquito para que não deixemos ele nascer, sobretudo, porque o Aedes é mais ativo durante o dia, período em que a maioria das pessoas está no seu trabalho”.
 
REPÓRTER: Além de orientações sobre como combater o Aedes, postos de atendimento à saúde e ambulâncias também vão ser preparados para cuidar dos espectadores, nas cidades por onde a chama passar. Para saber mais sobre proteger a sua família e os seus vizinhos do Aedes aegypti, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br  
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.