SAÚDE: Brasil tem 855 cidades em risco e alerta de Dengue, Zika e Chikungunya, segundo Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: 855 cidades estão em situação de risco e alerta de surto de Dengue, Zika e Chikungunya no Brasil. O dado foi divulgado na quinta-feira (24) pelo Ministério da Saúde e faz parte do Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, o LIRAa, de 2016. De acordo com o documento, das 22 capitais que participaram do estudo, Cuiabá é a única que está em situação de risco. 

 

O levantamento também mostra que houve uma queda de 5,5 por cento no número de casos de Dengue no país este ano.  Foram um milhão e 400 mil ocorrências até 22 de outubro de 2016, frente a um milhão e 500 mil casos registrados no mesmo período do ano passado. Além disso, este ano, foram registrados 250 mil casos prováveis de Chikungunya e, cerca de 250 mil casos, também prováveis, de Zika este ano. Justamente para tentar reduzir o número de pessoas doentes por causa do mosquito, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, lembra que ajuda de cada cidadão é essencial. 


TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Há um grande investimento, mobilização da Esplanada no combate ao mosquito. Há uma determinação do presidente Michel Temer e nós esperamos terminar 2017 com estatísticas mais favoráveis na questão do resultado do combate que será feito com a ajuda de cada cidadão. Por favor, cada cidadão está convocado a nos ajudar a combater o mosquito”.


 

LOC: Se você quer saber mais sobre a Dengue, o Zika e a Chikungunya e sobre como você pode manter a sua casa e sua vizinhança protegidas, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.