SAÚDE: Brasil conta com 27 Hemocentros Coordenadores e mais de 500 serviços para coleta de sangue

Doações são realizadas somente em locais credenciados pelo Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Brasil conta com 27 Hemocentros Coordenadores em cada estado e mais de 500 unidades de coleta de sangue distribuídas em hospitais, Santas Casas, agências de coleta e transfusionais. Toda essa rede assistencial recebe, anualmente, uma média de pouco mais de três milhões de doações. Para o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Doutor Flávio Francisco Vormittag, os números são bons, mas atenta que há necessidade de aumentar de doadores.

TEC./SONORA: Doutor Flávio Francisco Vormittag, coordenador geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde.

“Quando nos falamos que estamos razoavelmente bem atendidos, estamos falando sobre esses 1,8%. Ou seja, o ideal seria chegar aos 3% da população. Ou seja, há um espaço bem grande que devemos conseguir preencher para termos uma situação de bastante tranquilidade. ”

LOC.: Dentro de cada estado existe uma rede autônoma para controlar o fluxo das bolsas de sangue nos municípios. Existe uma preocupação do Hemocentro Coordenador para que nenhuma cidade fique sem sangue. O de Colatina, no Espírito Santo, por exemplo, atende a 15 municípios que não têm unidades para coletar o sangue da população. Quem explica como funciona essa rede de distribuição é o diretor do Hemocentro Regional de Colatina, José Carlos Tosato.

TEC./SONORA: José Carlos Tosato, diretor do Hemocentro Regional de Colatina.

“O Hemocentro de Colatina atende toda a região noroeste do Estado do Espirito Santo e o excedente, invariavelmente, vai para o Hemocentro Coordenador, que apresenta uma demanda transfusional muito superior do que a do interior e eventualmente esse sangue que está em excesso vai ser utilizado nos hospitais da grande Vitória.”

LOC.: O mês de junho marca um período muito complicado para os Hemocentros, devido às festividades juninas. Neste período, de acordo com o Coordenador de Sangue do Ministério da Saúde, a demanda por sangue aumenta e as doações diminuem. Por isso junho é conhecido como o mês vermelho, e campanhas são realizadas pelas unidades para que não falte nos estoques. Lembrando que, todo tipo de doação é válida para que as unidades consigam abastecer todos os locais do país. Procure o Hemocentro mais próximo e faça você também uma doação. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.