SAÚDE: BNDES libera recursos para Instituto Butantan desenvolver vacina da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, vai liberar cerca de R$ 97 milhões para que o Instituto Butantan, em São Paulo, continue desenvolvendo a vacina contra a Dengue. Cerca de 17 mil voluntários tomaram a vacina nas últimas semanas, em uma das últimas etapas de testes da eficácia do medicamento. Eles receberam uma dose única, que tem como objetivo combater os quatro vírus da Dengue.

De acordo com o Diretor Substituto do Instituto Butantan, Marcelo de Franco, a perspectiva é que essa eficácia chegue a 90 por cento.

TEC./SONORA: Marcelo de Franco, diretor substituto do Instituto Butantan

“Esta vacina é feita de vírus atenuado, ou seja, você atenua, enfraquece o vírus da dengue, estes quatro tipos de vírus da dengue, coloca nesta vacina, formula e injeta na pessoa para ela responder contra este vírus enfraquecido. Quando ela faz isto, ela já fica pronta para ter uma resposta bem mais rápida para o vírus selvagem. Então esta é a vantagem da nossa vacina: um vírus atenuado e ela é em dose única, ou seja, com uma única dose, você já tem uma perspectiva de eficácia na faixa de 80 a 90%.”

REPÓRTER: Ana Carolina Esteves da Silva, de 24 anos, é uma das voluntárias que tomou a vacina contra Dengue para efeito de teste.

TEC./SONORA: Ana Carolina Esteves da Silva, voluntária

“É uma forma de você contribuir com a população... porque é uma coisa que vai trazer só benefícios.”

REPÓRTER: O Superintendente da Área de Indústria e Serviços do BNDES, Cláudio Leal, conta que o banco se preocupou em liberar o dinheiro com rapidez.

TEC./SONORA: Cláudio Leal, Superintendente da área de Indústria e Serviços do BNDES

“É um orgulho para o BNDES fazer parte desta iniciativa, de imensa responsabilidade. Este projeto tramitou internamente em um prazo muito rápido, para os padrões comuns de aprovação do banco, dada a relevância e a urgência desta frente, deste projeto.”

REPÓRTER: Projeto que teve início em 2008, como explica o Chefe do Departamento do Complexo Industrial da Saúde do BNDES, João Paulo Pieroni.

TEC./SONORA: João Paulo Pieroni, Chefe do Departamento do Complexo Industrial da Saúde do BNDES

“O BNDES está junto deste projeto, acreditando neste projeto da vacina da dengue, desde o seu início. Ele foi iniciado no Brasil desde 2008 e com este recurso o Butantan conseguiu fazer a fase dois da pesquisa em humanos, que foram mais de quatrocentas pessoas vacinadas, na qual foram comprovadas a segurança e a eficácia da vacina para aquele conjunto de pessoas e também permitiu o início da construção desta fábrica. Então o apoio que a gente celebrou , neste momento, de R$ 97 milhões, ele é uma continuação deste primeiro apoio do banco, que foi celebrado ainda em 2008.”

REPÓRTER: O desenvolvimento clínico da vacina contra a Dengue tem sido satisfatório, de acordo com resultados preliminares. Até aqui, tudo indica que o medicamento é seguro e eficaz. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.