SAÚDE: BNDES destinará R$ 23 milhões para combater vírus Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, vai destinar 23 milhões de reais ao plano de enfrentamento da epidemia do Zika, elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz. Os projetos que receberão dinheiro são considerados prioritários para a saúde pública e são de interesse nacional.A verba servirá para o desenvolvimento de kits de diagnóstico e ações de combate ao mosquito transmissor do vírus.Segundo o superintendente da Área Industrial do BNDES, Cláudio Leal, este projeto vai permitir identificar e tratar com melhor precisão o Zika.

TEC/SONORA:Cláudio Leal, superintendente da Área Industrial do BNDES

“Este projeto tem um valor elevado para os padrões de atuação deste fundo, que lida com recursos não reembolsáveis... É capaz de produzir um impacto desejado, porque representa um amplo aspecto de alcance no que se refere a mais segurança, mais qualidade, mais precisão com relação à capacidade de identificação da doença propriamente veiculada pelo agente vetor, praticamente inédita no mundo, inclusive. Então, além de ter este alcance para a saúde pública, o projeto representa também uma realização importante do ponto de vista do tratamento.”

LOC: O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, informa que os estudos já passaram pela fase de pesquisas, mas precisavam de incentivos para chegar à fase de produção. Agora, ele comemora o reconhecimento.


TEC/SONORA: Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz


“É um grande estímulo, não é? Tanto pelo reconhecimento da solidez dos projetos, mas também um estímulo porque nós trazemos para o campo da saúde pública uma agência de financiamento do porte, da relevância e da capacidade do BNDES. E, ao mesmo tempo, fazendo a ponte de recursos para a cadeia de inovação para os processos de maturação do ponto de vista de pesquisa e de desenvolvimento.”

 

LOC: De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, neste ano mais de 208 mil casos de Zika foram registrados em mais de dois mil e duzentos municípios brasileiros.De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Brasil é o país que mais acumula conhecimento sobre o vírus Zika e que tem maior avanço nas pesquisas atuais. Mas não se esqueça, um simples mosquito pode marcar uma vida e um simples gesto, pode salvar. Então, vamos fazer a nossa parte e vamos eliminar os criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para saber mais acesse saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.