SAÚDE: Aplicativo permite ao Governo saber o que é feito nas repartições e empresas federais para combater mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Governo Federal está lançando a versão atualizada do aplicativo “Combate Aedes”, criado para que os gestores de órgãos públicos federais e empresas públicas informem o que está sendo feito nos ambientes em que trabalham para combater o mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. É uma forma de o Governo Federal controlar ações para eliminar o mosquito nos locais em que funciona a administração federal.
Eduardo César, diretor de tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, órgão que criou o aplicativo, explica que o dispositivo mudou do ano passado para cá, e que agora possui recursos mais avançados.

TEC./SONORA: Eduardo César, Diretor de tecnologia da informação do Ministério do Planejamento


“O principal é a identificação no caso de uma vistoria da localização dos focos, inclusive com uma foto do eventual foco que foi identificado, e isso tudo sendo georeferenciado, permitindo uma consulta de proximidade, inclusive, de volume de focos e de proximidade entre esses focos. Isso com mapa do Brasil inteiro.”

LOC.: Quando um foco do mosquito da Dengue é encontrado em algum órgão público federal, o Ministério da Saúde é automaticamente informado. O aplicativo também serve para informar sobre treinamento e capacitação de servidores no combate ao mosquito transmissor dos vírus. Ao menos uma vez por semana os gestores públicos federais devem preencher um formulário dizendo o que está sendo feito. Eduardo César dá exemplo do que é feito nos ministérios, autarquias empresas públicas.

TEC./SONORA: Eduardo César, Diretor de tecnologia da informação do Ministério do Planejamento


“Então, você tem, por exemplo, vistorias em cozinhas que estão em desuso, ou mesmo em banheiros dos órgãos, depósitos de materiais, locais no entorno desses órgãos, onde são feitas as vistorias e,uma vez identificados esse focos, os responsáveis em cada órgão já tomam determinadas ações, como a eliminação desse foco, a limpeza de recipiente, a limpeza de salas ou escritórios que eventualmente tenham um potencial foco, um potencial ambiente para esse foco ou mesmo a identificação de um foco naquele local.”

LOC.: Segundo Eduardo César, a nova versão do aplicativo “Combate Aedes”, pode ser baixada também por quem trabalha nas prefeituras, e a ideia é que esteja em breve disponível para toda a sociedade. O aplicativo roda apenas em plataforma Android e pode ser baixado na loja do Google. Mais informações sobre o dispositivo, você encontra no site do ministério do Planejamento: planejamento.gov.br, e maiores informações sobre o combate ao mosquito no site do Ministério da Saúde: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.