SAÚDE: Agreste sergipano registra casos conformados de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os casos de Chikungunya no agreste sergipano deixam os municípios da região preocupados. Entre eles está Lagarto, onde, só em 2016, quarenta e duas pessoas foram infectadas com a doença, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde. Em Simão Dias a situação não é diferente. Do ano passado até agora, o município confirmou noventa e quatro casos da virose. A lavradora de 68, Maria Helena, foi uma das vítimas. Em Simão Dias, ela foi picada pelo mosquito e como já tinha problemas nas articulações do joelho, com a Chikungunya a situação ficou ainda pior.

TEC./SONORA: Maria Helena, lavradora
“Dores em todos os ossos, nas juntas. Eu tenho artrose no joelho e com a Chikungunya atacou de um jeito que até para levantar da cadeira eu tenho que me sustentar nela. Na cama, é o maior trabalho para levantar, porque inflamou o joelho. É dor nas juntas, nos dedos dos pés e das mãos. É muita dor.”

LOC.: Ainda em 2016, em Tobias Barreto, outra cidade da região, de oito casos notificados no município, seis foram confirmados. Em todo o estado, foram mais de seis mil e trezentas pessoas infectadas com a Chikungunya. Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde de Sergipe, Conceição Mendonça, ressalta que combater o mosquito é uma tarefa fácil. Ela pede que toda a população colabore.

TEC./SONORA: Conceição Mendonça, secretária Estadual de Saúde
“São medidas básicas, começando dentro da sua casa. Não deixando água parada. Também evitando lixos na porta de casa, porque lixo se coloca no lixeiro. São ações altamente eficientes.”

LOC.: Além da Chikungunya, a Dengue e o Zika também estão presentes no estado. Juntas, as duas doenças foram responsáveis por quase mil e novecentos casos confirmados, no ano passado. Para mais informações sobre o mosquito e as viroses que ele transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.