SAÚDE: 35 mil alunos de Piracicaba farão prova sobre o mosquito Aedes aegypti

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Um questionário vai avaliar o conhecimento de mais de 25 mil alunos da rede estadual de ensino de Piracicaba sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele. O projeto, idealizado pelo Colégio PoliBrasil, conta com a parceria das secretarias de Saúde e Educação do município. Ao todo, vão ser 10 questões sobre focos e criadouros do Aedes Aegypti, cuidados com higiene, uso de repelentes e plantas que servem como berçário natural para o mosquito e características de ação e reprodução do inseto. A vice diretora do colégio PoliBrasil, Fernanda Simone, explica que o resultado da avaliação vai ser enviado para as escolas para que elas possam trabalhar o assunto, de forma interdisciplinar, nas aulas de biologia, química, redação, literatura entre outras.
 
SONORA: Fernanda Simone, vice diretora colégio PoliBrasil
“A gente criou esse questionário para avaliar o conhecimento que os alunos tem sobre o mosquito. O resultado dessa pesquisa serve de parâmetro para a gente poder mapear as ações de combate. Então, dependendo dessas respostas, a gente criou ações interdisciplinares, ou seja, cada disciplina fez e está fazendo projetos com os alunos para melhorar o conhecimento deles  com relação ao Aedes aegypti e todas as doenças que ele transmite.”
 
REPÓRTER: Depois da avaliação, os estudantes vão receber um pequeno folheto com as principais informações sobre o mosquito Aedes Aegypti. De acordo com Fernanda Simone, o resultado da pesquisa vai ser apresentado para as escolas por meio de gráficos, separados por série e, depois, por ranking entre todas as escolas.
 
SONORA: Fernanda Simone, vice diretora colégio PoliBrasil
“Qual que é a formatação do projeto? A gente entrega essa pesquisa para os alunos, eles preenchem, a gente pega essa pesquisa de volta, faz toda a tabulação e entrega esse resultado para as escolas. Então, eles vão receber um gráfico por série e um geral por escola. Então, o que é interessante, para eles perceberem quais questões que tem menos conhecimento dos alunos, da própria família, para trabalhar em cima disso.”

REPÓRTER: Depois que a pesquisa for finalizada e, os resultados apresentados às escolas, a Secretaria de Saúde de Piracicaba pretende desenvolver uma campanha educacional para ampliar o conhecimento da população sobre o mosquito e tirar as dúvidas mais frequentes apresentadas pelos alunos.

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.