SAÚDE: 1.656 casos de bebês com microcefalia são confirmados no Brasil

3515 casos foram descartados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde confirmou mil 656 casos de bebês com microcefalia ou alguma outra alteração no sistema nervoso no Brasil até o dia 2 de julho. Isso significa um aumento de 18 casos em relação à semana anterior, encerrada em 25 de junho.
 
Segundo o ministério, os casos provavelmente estão ligados ao vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês se a mãe for infectada enquanto estiver grávida. O Zika é transmitido pelo Aedes aegypti, mosquito que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya. Por isso, a recomendação é a de que toda semana você separe alguns minutos para eliminar os focos do inseto que possam existir em sua casa, como lembra o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário-executivo do Ministério da Saúde
“Não se esqueçam: também devemos fazer a nossa parte e reservar 15 minutos por semana para fazer a ronda na nossa casa e acabar com os focos do Aedes aegypti. Envolva toda a sua família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
REPÓRTER: Foram notificados oito mil 301 casos suspeitos de microcefalia, desde o início das investigações, em outubro de 2015, até o dia 2 de julho. Desses, três mil 515 foram descartados no monitoramento, ou porque apresentaram exames normais, ou porque a microcefalia foi causada por outro tipo de infecção, que não tinha relação com o Zika. Todos os estados brasileiros já registram confirmações de bebês com a má-formação no cérebro.Para saber mais sobre como você pode combater o Aedes aegypti, acesse:combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.