SAPUCAIA (RJ): Cidade é considerada prioritária no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Sapucaia está lutando para acabar com Aedes aegypti. Por culpa da grande infestação do mosquito, o Ministério da Saúde declarou que a batalha contra o vetor deve ser prioridade no município, que fica próximo a Três Rios. Justamente para diminuir o número de pessoas picadas, o Ministério da Saúde declarou que a batalha contra o mosquito deve ser prioridade no município.  Para ajudar nessa luta, cerca de 20 mil agentes de saúde e endemias estão visitando as casas da população em todo o Rio de Janeiro, para eliminar os criadouros do mosquito que existem nos lares fluminenses. O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, pede que todos os moradores abram as casas para as visitas dos profissionais de combate ao mosquito.
 
SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro
 
“Esse desafio, a gente só tem alguma possibilidade de vencer e ter sucesso, se a gente conseguir agregar o trabalho do governo com um trabalho intenso de cada cidadão, da sociedade toda, no controle de focos. A atuação dos agentes de endemias é importantíssima e a entrada deles deve ser uma prioridade por parte dos moradores. Somente com atuação de cada um de nós, a gente vai conseguir vencer essa luta”.
 
REPÓRTER: O jeito mais fácil de se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixar ele nascer.Por isso, a recomendação é a de que, além de receber a visita dos agentes, você também separe 15 minutos por semana para limpar os criadouros do mosquito que existem na sua casa. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, pede a colaboração de toda a população.
 
SONORA: Antônio Nardi, secretário de Vigilância em Saúde
 
“Elimine totalmente da sua casa, do ambiente do trabalho, do ambiente do convívio social todo e qualquer recipiente que possa no futuro juntar água parada. Vistorie a sua casa e fique atento a todos os lugares que podem se tornar criadouros do mosquito”.
 
REPÓRTER: Para saber mais sobre como proteger a sua família do Aedes aegypti, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.