São Vicente (SP): Epidemia de Chikungunya cresce com a chegada do verão

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: São Vicente está em estado de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, de acordo com relatório do Ministério da Saúde, feito a partir de informações da própria prefeitura. Por isso, a cidade volta a se preocupar com a possibilidade de epidemias das doenças neste Verão. Esse é o segundo ano seguido, de acordo, com o Ministério, que a cidade fica em alerta. Até agora, segundo dados da secretaria municipal de Saúde, são mais de 950 casos de Dengue, 28 de Chikungunya e 19 de Zika em São Vicente, em 2016. A secretaria de Saúde de São Vicente não quis comentar os números. 
Mesmo com mais casos de Dengue, a Chikungunya é uma preocupação que cresce entre os gestores de saúde devido aos seus sintomas, que na fase crônica podem durar até meses. O vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino, dá detalhes sobre a doença. 
 
TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de serviços clínicos da Fiocruz
 
“A principal característica da Chikungunya é a dor articular, dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana, que quer dizer ‘andar recurvado’. É uma doença que também dá febre, também pode dar manchas pelo corpo e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas.”
 
LOC: Para se evitar Chikungunya , Dengue e  Zika, é necessário verificar se há possíveis focos do mosquito em casa. Qualquer ponto com água parada pode se tornar criadouro do transmissor da doença. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, destaca a importância de se eliminar os focos.
 
TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya.”


TEC/SONORA: 
Para mais informações sobre as três doenças e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.