SÃO SIMÃO (SP): Cidade tem cerca de mil casos de Dengue e 15 de vírus Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: São Simão está na luta contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mil e 22 casos de dengue, 15 de Zika e três de chikungunya foram notificados pela cidade.  Uma das formas de acabar com os focos do inseto é receber a visita dos agentes de saúde e de endemias. Esses profissionais vistoriam, com cuidado, as dependências dos imóveis e eliminam os possíveis criadouros. Além disso, eles orientam a população sobre as formas de se prevenir contra o mosquito e as doenças que ele transmite. A enfermeira de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Simão, Ana Maria da Silva, reforça a importância desse trabalho.
 
SONORA: Ana Maria da Silva, enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de São Simão
 
“Estamos aqui para pedir a colaboração de todos. Continuem vistoriando seus quintais, tenham cuidado com a vasilhinha do cachorro, não jogue lixo na rua, para que nós consigamos ter sob controle a epidemia de dengue e para que não se repita no próximo ano."
 
REPÓRTER: Em todo o estado de São Paulo, aproximadamente 40 mil agentes de saúde e de endemias visitam os imóveis paulistas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. No Brasil, são 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo. Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Freire

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.