SÃO PEDRO DA ALDEIA (RJ): Vacinação contra HPV é baixa no município. Meninas devem ir aos postos de saúde

Apenas 17% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, em São Pedro da Aldeia. Município tem que proteger 75% do público alvo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de São Pedro da Aldeia ainda não bateu a meta estabelecida pelo ministério da Saúde, que é de vacinar pelo menos 75 por cento das adolescentes que têm entre 11 e 13 anos de idade. Ainda assim, houve uma melhora na busca pela imunização. Cerca de 17 por cento das jovens tomaram a vacina. De acordo com a Organização Panamericana de Saúde, desde o lançamento da vacina contra o HPV, mais de 170 milhões de doses foram aplicadas no mundo. A Coordenadora da Vigilância de Saúde do município, Maria Helena Pereira explica como é o trabalho de conscientização sobre a importância da vacinação para o futuro das meninas do município.
 
SONORA: Maria Helena Pereira, coordenadora da vigilância de Saúde.
 
“As campanhas agora, elas têm sido enfocadas de uma forma mais aberta da importância da prevenção do câncer. Eu acho que trabalhando dessa forma, seria uma forma das mães trazerem as filhas mais. Enquanto uma forma de estar evitando mesmo, e desmistificando a coisa da questão sexual.”
 
REPÓRTER: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de colo do útero é a quarta maior causa de morte entre as mulheres brasileiras. A vacina contra o papiloma vírus é oferecida gratuitamente desde o ano passado, pelo Sistema Único de Saúde. Em 2015, o estado do Rio de Janeiro deve ter a segunda maior incidência de câncer de colo do útero do país. O HPV é o maior causador deste tipo de câncer. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch, aponta como a vacinação é essencial para o futuro das jovens de todo o Brasil.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claúdio Maierovitch.
 
"É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave."
 
REPÓRTER: As jovens que desejam se vacinar não precisam da autorização dos pais ou responsáveis para receberem a segunda dose da vacina. Basta levar a caderneta de vacinação ou o documento de identidade, em um dos 23 postos ou unidades de saúde, de São Pedro da Aldeia, que funcionam das sete da manhã às cinco horas da tarde, de segunda a sexta-feira.
 
Reportagem, Lívia Bruno

Receba nossos conteúdos em primeira mão.