SÃO PEDRO DA ALDEIA (RJ): Somente 427 meninas foram vacinadas contra vírus HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As adolescentes de 11 a 13 anos de São Pedro da Aldeia devem tomar segunda dose da vacina contra o vírus HPV. O papiloma vírus é facilmente contraído por meio do uso do mesmo sabonete ou contato com a pele de uma pessoa infectada. Somente com a imunização composta por três doses, as adolescentes vão estar protegidas do vírus causador de verrugas na pele e do câncer do colo de útero.O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, relata que antes da vacina ser oferecida pelo Sistema Único de Saúde, as famílias gastavam um alto valor para proteger as jovens.
 
SONORA: secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde e precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS, uma menina para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de mil e quinhentos reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda para essas meninas, oferecidas pelo SUS, que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito a saúde plenamente garantido”.
 
REPÓRTER: Em São Pedro da Aldeia, somente 427 meninas foram vacinadas no município de 93 mil habitantes. Para a eficácia da vacina e prevenção das adolescentes, o ministério da Saúde recomenda que as jovens tomem as três doses da vacina. Depois da primeira aplicação, a vacinação deve ser repetida com seis meses e novamente após cinco anos. A enfermeira da vigilância epidemiológica de São Pedro da Aldeia, Martha Eugênia Almeida, convida todas as garotas para tomarem a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Enfermeira da vigilância epidemiológica, Marta Eugênia.
 
“Olá meninas, eu sou Marta Eugênia, enfermeira da vigilância epidemiológica de São Pedro da Aldeia, e convido vocês, meninas de 11 a 13 anos para tomar a segunda dose da vacina de HPV. Porque ela é muito importante para o nosso futuro, para a prevenção do câncer de colo do útero. Um beijo e aguardo vocês nas nossas unidades de saúde”.
 
REPÓRTER: A imunização contra o vírus HPV pode ser encontrada em São Pedro da Aldeia em 23 postos de saúde, como nas unidades de Botafogo, Porto do Carro, Rua do Fogo, Porto da Aldeia, Campo Redondo, São João I, Alecrim e a Policlínica do Centro. Para tomar a vacina, basta apresentar carteira de vacinação ou o documento de identidade. As unidades funcionam das sete da manhã às cinco horas da tarde de segunda a sexta-feira.

Reportagem, Pedro Paulo Borges.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.