SÃO PAULO (SP): Pirassununga está com vacinação contra HPV baixa. Porto Ferreira está perto de imunizar todas meninas do município

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O estado de São Paulo vacinou apenas de 66 por cento das adolescentes de 11 a 13 anos de idade, na segunda etapa da vacinação contra o HPV. A meta do ministério da Saúde, é que pelo menos, 75 por cento das meninas dessa faixa etária tomem a vacina em todo o Brasil. O município paulista de Porto Ferreira já atingiu a meta nacional de adolescentes imunizadas na segunda etapa, de acordo com a enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica local, Fabíola Coiate. Mesmo assim, muitas cidades de São Paulo ainda estão com dificuldades de atingir a meta nacional da vacinação. O município de Pirassununga, próximo a Porto Ferreira, vacinou apenas 39 por cento das adolescentes da cidade. A enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, de Porto Ferreira, Fabíola Coiate, convida as garotas da faixa etária para tomarem a segunda dose.
 
SONORA: Enfermeira chefe da vigilância epidemiológica de Porto Ferreira, Fabíola Coiate.
 
“Olá meninas, eu sou a Fabíola Coiate, sou enfermeira aqui da vigilância epidemiológica e estou chamando vocês que têm entre 11 e 13 anos que não tomaram a vacina de HPV para comparecer em um posto de saúde mais próximo da residência.”
 
REPÓRTER: O HPV é comprovadamente o principal causador do câncer de colo do útero. O vírus é sexualmente transmissível e pode ser contraído pelo simples contato sexual. Não é necessário que haja a relação sexual para que as mulheres sejam infectadas pelo HPV. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica como pode acontecer a infecção pelo vírus.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“O HPV pode ser transmitido na relação sexual, mesmo em carícias íntimas, sem precisar da relação sexual completa, digamos assim, ele pode ser transmitido. Por isso que ele é assim, tão disseminado no mundo inteiro.”
 
REPÓRTER: A imunização contra o papiloma vírus é feita em três etapas e só é eficaz para as meninas que tomarem as três doses da vacina, que são oferecidas gratuitamente. As adolescentes que forem vacinadas podem evitar o HPV muito antes de iniciarem a vida sexual, se completarem o programa de vacinação.
 
Reportagem, Lívia Bruno
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.