SÃO PAULO (SP): Cerca de 9500 agentes combatem o Aedes nas ruas da capital

Mais de 380 mil domicílios já foram vistoriados no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de sete mil agentes comunitários de saúde e dois mil e 500 agentes comunitários de endemias estão nas ruas da capital São Paulo para eliminar os criadouros do Aedes aegypti. Militares das Forças Armadas e profissionais da Defesa Civil também estão nos bairros paulistanos para conscientizar a população e eliminar os criadouros do mosquito. Leandro dos Santos, de 32 anos, trabalha na Penha, um dos bairros com maior número de notificações de dengue, chikungunya e Zika, em São Paulo. Ele conta que, na floricultura onde trabalha a busca por criadouros do mosquito é constante.

SONORA: Leandro dos Santos – decorador

“Todos os vasinhos de planta não têm pratinhos, não deixamos água acumulada de reuso e nem de chuva e, na medida do possível, quando a gente encontra, andando pela rua, possíveis focos a gente acaba tentando, de alguma forma, desfazer deles”. 

REPÓRTER: Além da Penha, outro bairro paulistano com o número alto de dengue, chikungunya e Zika é Lajeado. No município de São Paulo, cinco mil e 877 casos de dengue, 47 de Zika e 236 de chikungunya já foram notificados. 14 casos de microcefalia estão em investigação. Mais de 380 mil domicílios já foram vistoriados no combate ao Aedes aegypti, na cidade, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Alessandro Giangola, coordenador Geral das Ações de Controle do Aedes aegypti na capital faz um apelo aos moradores da cidade para que deixem os agentes entrarem nas casas.  

SONORA: Alessandro Giangola – coordenador Geral das Ações de Controle do Aedes aegypti 

“Eu deixo aqui o apelo pra população de São Paulo que deixem as nossas equipes de agentes trabalharem pra eliminar os criadouros, orientar a população para que elimine os criadouros também durante todo o ano. Então, é muito importante que as pessoas deixem os agentes entrarem”. 

REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A dica é acabar com possíveis criadouros do mosquito com limpeza dentro de casa, nos quintais e varandas. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o Aedes nasça, como ressalta o diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.  

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de  água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br.  

Reportagem, Ana Freire.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.