SÃO PAULO (SP): Capital intensifica as investidas contra mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: O município de São Paulo apresenta redução dos números de Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em um comparativo com o mesmo período em 2016, houve uma redução de 6.093 para 209 casos de Dengue na região, totalizando um decréscimo de 95% de confirmações da doença. Além disso, os números de Chikungunya e Zika, que eram de 50 e 10 confirmações no início do ano passado, respectivamente, também reduziram para duas e quatro aparições das patologias.

De acordo com o biólogo do Centro de Controle de Zoonones do município de São Paulo, Alessandro Giangola, os cuidados com o mosquito foram intensificados a partir do final do ano passado.

TEC/SONORA: Alessandro Giangola, biólogo do Centro de Controle de Zoonose do município de São Paulo.

“O município de São Paulo tem intensificado as ações de prevenção do controle do Aedes Aegypty, aqui no município. Visitas nas casas, orientando a população e eliminando os criadouros. Além de visitas em pontos estratégicos, que são locais com o grande acúmulo de criadouros, como ferro velhos, desmanches, que tem uma grande concentração de criadouros. Nesses locais, nós fizemos durante todo o ano, aplicação de larvicidas, pra eliminar as larvas do mosquito.”

LOC: Em anos anteriores, Daniela Poio, bancária de 29 anos,  contraiu Dengue por duas vezes. Na época em que teve a doença pela primeira vez, ela tinha acabado de ganhar a primeira filha. Mesmo com o problema de saúde, Daniela disse que chegou a ficar internada, mas, mesmo assim, não deixou de cuidar da filha recém-nascida.

TEC/SONORA: Daniela Poio, Bancária.
 “Foi horrível, porque ela era bem bebezinha e eu tive que ir pro hospital, e você tem que estar lá com a neném, Tem que levar ela pro hospital. E é superperigoso. Todos os médicos me davam bronca por ela estar lá, mas não tinha muita opção, porque ela mamava no peito, então tinha que estar grudada comigo, dava fome e eu tinha que estar lá. Sorte que meu marido e meus pais me ajudaram muito, porque você fica muito debilitada, muito cansada.”

LOC: Mesmo com os números mais baixos do que o ano passado, que continuam ajudando a região de São Paulo a diminuir ainda mais a incidência do mosquito, elimine os possíveis criadouros, como pneus, lixos e entulhos, garrafas com água parada. Todos esses exemplos dão força ao mosquito, que pode acabar levando alguma doença para toda a capital.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.