SÃO PAULO: Jaguariúna e Monte Mor estão em estado de alerta por infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Pelo terceiro ano seguido, Jaguariúna está em situação de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde, a cidade tem índice 1,5 de infestação, o que mostra que a população precisa tomar mais cuidado com o armazenamento incorreto de água. E não é apenas Jaguariúna que sofre com altos índices de infestação. Monte Mor, também está em estado de alerta, com índice um, e luta para tentar acabar com os focos do mosquito.A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria da Conceição de Oliveira, lembra como toda a população deve agir no combate ao mosquito.
 
TEC/SONORA: Maria da Conceição de Oliveira, diretora de Vigilância em Saúde
 
“Eu queria só que as pessoas evitassem ter o criadouro, evitassem água parada nos quintais, limpassem, deixassem os quintais limpos, sem garrafa PETjogada. E que limpassem as calhas, deixassem as caixas d’água tampadas, esses recipientes que a gente tem encontrado, com água, que sejam fechados adequadamente. Para que a gente continue com notificações baixas de Dengue”.
 
 LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo já registra mais de 200 mil casos de pessoas com Dengue, só neste ano. Ao todo, foram 95 mortes confirmadas por causa da doença, no estado. O vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino, explica que não existe um remédio específico para curar a doença.
 
TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
 
“No tratamento a gente não tem um remédio específico, um tratamento que combata o vírus da dengue. Então o tratamento na verdade é direcionado para os sintoma, então você faz uma analgesia e um anti-térmico, porque tira a febre e tira a dor da pessoa e, principalmente, com a hidratação. Porque há um quadro de desidratação associado à dengue, que pode ser leve ou pode ser muito grave. E é a correção dessa desidratação que vai prevenir que as pessoas evoluam para quadros mais graves”. 
 
LOC: O único remédio para que ninguém sofra com a Dengue, Zika ou Chikungunya é não deixar água parada em locais que possam ser criadouros do mosquito. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você faça uma limpeza semanal em casa. 15 minutinhos bastam para que você ajude a proteger a sua família e vizinhança. Para saber mais, acesse:saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.