SÃO PAULO: Imóveis fechados dificultam combate à Dengue, Zika e Chikungunya em municípios do litoral

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A chegada do Verão muda totalmente a rotina do litoral paulista. A quantidade de pessoas nas cidades aumenta muito, e isso significa muito mais gente exposta ao mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. No litoral, o combate ao inseto enfrenta uma dificuldade extra: muitas casas fechadas ao longo do ano, acumulando água nos quintais, piscinas e calhas. O Guarujá, no litoral sul, por exemplo, sofreu uma epidemia de Dengue entre  2009 e 2010 e teve mais de 10 mil casos suspeitos. Com trabalho diário, a cidade conseguiu diminuir esse número para 906 casos suspeitos em 2016. O secretário de saúde do Guarujá, Marco Antônio Chagas, conta qual o principal foco encontrado nessas residências fechadas.
TEC/LOC: Marco Antônio Chagas, secretário de Saúde de Guarujá
 
“Nós detectamos muitas piscinas com o prazo de cloração vencido, que já apresentavam fungos e larvas de mosquito. Em todas às vezes nós tentávamos sensibilizar o vizinho, entrávamos pela casa vizinha, ou que o caseiro nos atendia, e jogávamos a substância química, o agente químico, direto na piscina ou em alguma água acumulada.”

LOC: No Litoral Norte não é diferente. A Ionira Borges, de 60 anos, mora em Cambury, em São Sebastião. No condomínio onde a paisagista mora, existe 22 casas. Detalhe: só a dela e mais duas não são casas de veraneio. Certo dia, o Luke, que é o cachorro de Ionira, fugiu para uma casa vizinha que estava fechada. Ao entrar para resgatar o animal, ela se deparou com um ambiente extremamente favorável à infestação do mosquito.

TEC/SONORA: Ionira Borges, paisagista 
 
“Uma vez o Luke entrou em uma casa que estava com o portão aberto e eu fui atrás para pegá-lo. Tinha um vasinho dentro de outro, sem buraco e cheio de água. Eu fui lá, virei, deixei o vasinho virado de boca para baixo. Ninguém tem cuidado.”
 

 

LOC: A secretaria de Saúde de São Sebastião informa que os moradores que forem reincidentes no descuido com o imóvel podem pagar multas de até 400 reais. Para mais informações sobre cuidados para evitar o mosquito e as doenças que esse vetor transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.