SÃO PAULO: Estado está abaixo da meta na segunda fase da vacinação contra HPV

Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra HPV que está disponível nos postos de saúde, em todo estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O estado de São Paulo vacinou 65 por cento das meninas de 11 a 13 anos contra o HPV, vírus causador do câncer de colo do útero. O número é inferior ao da primeira fase da campanha, onde o estado ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde e chegou a 99 por cento de cobertura. Para garantir a eficácia da proteção, as adolescentes vão ter que tomar as três doses da vacina. O intervalo da primeira para a segunda dose é de seis meses e, entre a segunda e a terceira, cinco anos.De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde, 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil – mil 880 apenas no estado paulista. A diretora de imunização do estado de São Paulo, Helena Sato, alerta as meninas para a importância da vacina na prevenção do câncer de colo de útero.
 
SONORA: Superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde do Paraná, Alexandre Chieppe
 
“As adolescente com 11,12 e 13 anos que por ventura não tomaram a segunda dose. É muito importante deixarmos claro, que para uma adequada proteção é fundamental que o esquema seja completo. A vacina HPV é muito importante para a prevenção do câncer de colo de útero e para uma adequada proteção é fundamental que o esquema seja completo. Uma dose apenas não é suficiente para uma adequada proteção”.
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda aos governadores, prefeitos e gestores municipais e estaduais da Saúde e da Educação adotarem a estratégia de vacinação contra o HPV nas escolas. Isso porque o público adolescente não costuma ir aos postos de saúde – mesmo que continuem a aplicar as doses. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça aos pais e meninas de 11 a 13 anos que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer do colo do útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Completar as doses da vacina contra o HPV é essencial para evitar no futuro o câncer do colo do útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença mata 14 mulheres por dia no Brasil. Meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar. E é totalmente de graça.
 
Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.