SÃO PAULO: Aumento na produção de próteses dentárias vai beneficiar mais de 23 mil pessoas

São Paulo vai ganhar mais 47 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, somando 325 no total

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 02'38''

REPÓRTER: São Paulo vai ganhar mais 47 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias, somando 325 no total. Com isso, 23 mil e 500 pessoas que vivem no estado vão ser beneficiadas. A iniciativa partiu do programa Brasil Sorridente, que habilitou laboratórios de próteses dentárias em mais 539 municípios, garantindo assistência odontológica gratuita para a população. É o que explica o coordenador geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.

SONORA: coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca

"Nesses dez anos de implantação do Brasil Sorridente houve 2,1 milhões de próteses dentárias que foram ofertadas pelo Sistema Único de Saúde. Antes do Brasil Sorridente, o sistema público praticamente não ofertava próteses, reabilitação dentro do Sistema Único de Saúde. Nós consideramos que se está resgatando uma enorme dívida social que nós tínhamos com a população brasileira, no sentido da reabilitação biológica, mas, fundamentalmente, também da recuperação da autoestima dessas pessoas que foram, infelizmente, negados os seus direitos a terem saúde bucal".

REPÓRTER: Ainda de acordo com o coordenador-geral de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, a expectativa é que os brasileiros necessitem cada vez menos dessas próteses.

SONORA: coordenador geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde – Gilberto Pucca

"Nós investimos muito no fechamento da "torneira" da produção de doenças. Como estamos investindo em prevenção e promoção da saúde, 44%, por exemplo, das crianças, no Brasil, nesses dez anos, já chegaram aos 12 anos sem ter cárie, com certeza, esses recursos que estão sendo hoje investidos em prótese e em reabilitação vão sendo diminuídos porque a demanda vai sendo diminuída e, é claro, que esses recursos passam a ser revestidos mais ainda em prevenção e promoção da saúde".

REPÓRTER: O assistente de logística, José de Barros, de 51 anos, ganhou próteses novas de um Centro de Especialidades Odontológicas do SUS. Ele conta que melhorou a qualidade de vida.

SONORA: assistente de logística - José de Barros

"Melhorou muito, inclusive, essa de cima aqui parece até que é meu dente original, eu como de tudo não tenho problema com nada não. É imprescindível uma prótese porque, além da aparência, pela mastigação mesmo porque é muito ruim você comer sem nada, você não pode comer uma carne mais dura um pouco porque você não consegue comer porque não tem dente pra mastigar e a prótese ajuda em tudo. Estou me sentindo bem, às vezes, eu tiro só pra dormir, mas aí, no outro dia cedo, está na boca, não me larga não".

REPÓRTER: Para saber mais sobre a oferta de próteses dentárias pelo SUS e de outras ações do Programa Brasil Sorridente, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.