SÃO JOSÉ DOS CAMPOS (SP): Entidades reforçam ações do Comitê de Combate à Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Comitê Municipal de Combate à Dengue ganhou o reforço de autarquias federais, associações, instituições de ensino, corporações, entidades civis e de classe na elaboração de ações para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Além da dengue, o mosquito é o transmissor da febre chikungunya e do vírus Zika.

Um acordo com a prefeitura de São José dos Campos foi assinado no início desta semana para incluir os novos integrantes do comitê. São eles: Rotary Club, Maçonaria, Lions Clube, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade Anhanguera, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Regional de Farmácia (CRF), Caixa Econômica Federal (CEF), Polícia Militar, e o 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava.

O grupo deverá propor e executar ações de mobilização social. Cada entidade terá um titular e um suplente para integrar o comitê. A próxima reunião está prevista para acontecer daqui a 15 dias.

 

Nesta semana também, a prefeitura aderiu à campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. A campanha prevê o pagamento extra no valor de 120 reais para cada agente de Saúde e de Endemia que trabalhar um dia a mais na semana.

 

Neste ano, São José dos Campos registra 517 casos confirmados de dengue, sendo 446 contraídos na cidade e 71 importados. Foram registrados também 13 casos de vírus Zika e cinco de chikungunya, todos importados. Em 2015, quando São José dos Campos teve uma epidemia de dengue, foram registrados 14 mil 429 casos confirmados de dengue, dos quais quase 14 mil foram contraídos na cidade.

 

Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Isadora Grespan.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.