SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP): Hemocentro envia SMS aos doadores informando data da nova coleta de sangue

É possível agendar também o horário de doação por mensagem. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro de São José do Rio Preto reforça o estoque de sangue com uma medida diferente. Os doadores são avisados por mensagem da data da nova coleta. Também é possível agendar o horário da doação por SMS. A mensagem incentiva as pessoas que já doaram uma vez a retornarem com mais frequência. Segundo o diretor do Hemocentro, Octávio Ricci, o número de doações regulares aumentou em 20% com o SMS.  

TEC./SONORA: Octávio Ricci, diretor do Hemocentro.

“Nós temos um programa no computador que quando dá o prazo nós desencadeamos as mensagens convocando o doador. Às vezes, o estoque abaixa um pouco, a gente aciona mais fortemente esse programa e rapidamente a gente consegue repor o estoque. Tem dado um resultado muito bom. Sem os nossos doadores nós não temos como fazer cirurgias, não temos como salvar vidas.”

LOC.: Sempre que o hemocentro precisa, o assistente financeiro André Luis Zainum, de 42 anos, está pronto para atender. Morador do bairro São Judas Tadeu, André é divorciado e pai de dois filhos. O assistente  conta que decidiu seguir o exemplo da mãe, que só parou de doar sangue aos 69 anos. Portador de um tipo sanguíneo raro, “O” negativo, André não mede esforços para ajudar o próximo.   

TEC./SONORA: André Luis Zainum, assistente financeiro.

“Se o hospital não me liga pra doar, eu vou, eu me prontifico. O sangue que a gente não dá muito valor ele pode salvar realmente uma vida. A pessoa que está ali, está precisando, está com hemorragia, precisa de sangue urgente e aquela bolsinha pode salvar a vida dela.”

LOC.: O Hemocentro de São José do Rio Preto atende 34 hospitais, incluindo os de alta complexidade na região. Por mês, são coletadas três mil bolsas de sangue, o que permite a realização de cinco mil transfusões. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. O Hemocentro de São José do Rio Preto, que também é responsável pelo Hemonúcleo de Catanduva, está localizado na Avenida Jamil Feres Kfouri, no bairro Jardim Panoroma. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das sete da manhã a uma da tarde. O telefone de contato é o 3201.5151. Repetindo: 3201.5151. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.