SÃO JOSÉ DO EGITO (PE): Município está com risco de infestação do mosquito transmissor desde 2014

Além de São José do Egito, outros municípios pernambucanos estão sofrendo com a infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: São José do Egito está em situação de risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya desde 2014, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Mas há pelo menos quatro anos, o município sofre com índices preocupantes de infestação. A secretaria municipal de Saúde de São José do Egito acredita que, entre outros fatores, o que contribui para esse índice alto é a falta de empenho de alguns moradores em combater o inseto. É preciso que cada um faça sua parte e elimine os criadouros dentro de casa. E se você ainda não sabe como, preste atenção no que diz a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Kelly Gomes.

TEC/SONORA: Kelly Gomes, Coordenadora Municipal de Vigilância em Saúde

“Aquela garrafa no final do muro, aquela casquinha de ovo. Às vezes, nós aguamos as plantas e deixa o suporte com um pouco de água. O bebedouro do cachorro. São nessas peculiaridades que nós encontramos as larvas do mosquito. Nós tentamos trabalhar a população, para que uma vez por semana estejam fazendo esse processo de lavagem de reservatório, por exemplo.”

LOC: Em São José do Egito, só neste ano, mais de seis mil pessoas tiveram Dengue, Zika ou Chikungunya.

Por isso é fundamental que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito transmissor. Na verdade, é tarefa de todo o município entrar na luta e acabar com todos os focos que existem na cidade, como ressalta o Ministro da Saúde, Ricardo Barros

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Toda sexta-feira será dia de combate ao mosquito. Vamos identificar focos, vamos mobilizar as escolas para que ao final de cada aula os alunos sejam motivados a fazer a vistoria em casa. As empresas escalarem voluntários para, na sexta-feira, eliminar os focos nas sedes das empresas. Mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte.”

LOC: Além de São José do Egito, outros municípios pernambucanos estão sofrendo com a infestação do mosquito, como Gravatá, Custódia e Limoeiro. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.