SÃO JOÃO DA BARRA (RJ): Vacinação contra HPV continua baixa, no município

Apenas 10% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de São João da Barra

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A cidade de São João da Barra segue na tentativa de atingir a meta da segunda fase de vacinação contra o HPV. Até o momento, apenas dez por cento das jovens entre 11 e 13 anos da região foram imunizadas. A vacina é a forma mais segura e eficaz de prevenção ao vírus. Sabendo disso, a cobradora, Elisângela Nascimento, já levou a filha para tomar as duas primeiras doses e agendou a terceira e, garante que não deixa de imunizar a filha.

SONORA: Cobradora, Elisângela Nascimento

“É para prevenir mesmo as doenças, deixando esses medos meio de lado, que o pessoal estava colocando medo assim. Mas, é para prevenir mesmo qualquer tipo de doença. Todas as campanhas assim eu sempre procuro manter as vacinas dela em dia”.

REPÓRTER: Para ficar imune ao vírus HPV, a jovem precisa tomar as três doses. A segunda, deve ocorrer seis meses após a primeira e, a terceira cinco anos depois. O vírus é a principal causa do câncer do colo do útero no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem ocorrer mil 340 novos casos da doença no estado do Rio de Janeiro, nesse ano. A estudante, Emily Nascimento, já foi imunizada e, destaca que, a vacinação é segura.

SONORA: Estudante, Emily Nascimento

“É para evitar o câncer do colo do útero. Foi tranquilo porque eu já tomei benzetacil, então, eu já estou acostumada. Eu falei com as minhas amigas que era tranquilo”.

REPÓRTER: De acordo como ministério da Saúde, a vacina causa apenas pequenos efeitos adversos como dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A enfermeira, Cristiana Lima, afirma que, a cidade de São João da Barra, não registrou nenhum efeito colateral, mas os boatos assustaram os pais e as jovens.
 
SONORA: Enfermeira, Cristiana Lima
 
“Nosso município não teve. O máximo que teve foi tontura, não teve coisa alarmante. Mas, devido à mídia do estado passar que teve vários casos que foram parar no hospital. Aqui no nosso município não teve isso, mas as mães ficaram com medo”.

REPÓRTER: O município de São João da Barra disponibiliza a vacina contra o HPV, em 14 unidades de saúde. Os locais funcionam de segunda a sexta, das oito da manhã, até às cinco da tarde. As meninas entre 11 e 13 anos precisam levar uma caderneta de vacinação ou documento de identidade para receber a dose.

Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.