REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos de São João da Barra que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV devem procurar a sala de vacinação mais próxima e se imunizar. A Unidade de Saúde Felix de Sá, que fica no centro da cidade, próxima a Santa Casa de Misericórdia, e o posto de Atafona, ao lado da Praça da Igreja Nossa Senhora da Penha oferece as doses. Lá as jovens e as famílias são orientadas sobre a importância da vacina e sobre a segurança e eficácia dela para o futuro das jovens. A vacinação é considerada a forma mais segura e eficaz de prevenção ao vírus. Mas, somente 13 por cento das jovens da cidade se vacinaram. A cobradora, Elisângela Nascimento, não perdeu a oportunidade de imunizar a filha.
SONORA: Cobradora, Elisângela Nascimento
“É para prevenir mesmo as doenças, deixando esses medos meio de lado, que o pessoal estava colocando medo assim. Mas, é para prevenir mesmo qualquer tipo de doença. Todas as campanhas assim eu sempre procuro manter as vacinas dela em dia”.
REPÓRTER: As meninas que tomaram a primeira dose só vão estar imunes ao HPV depois de tomar as duas próximas doses. A vacina não tem efeito se o ciclo não for concluído. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca a importância da vacinação.
SONORA: Epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
“A analise desses mais de seis milhões de doses aplicadas até o momento demonstra claramente que a vacina no Brasil segue o padrão internacional de segurança. Sem nenhum tipo de evento adverso inesperado, desconhecido ou grave que não possa ser explicado por outra causa ter sido observado em nosso país”.
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é disponibilizada de graça pelo Sistema Único de Saúde em 14 postos de saúde de São João da Barra. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde. Para receber a imunização as meninas entre 11 e 13 anos precisam levar a caderneta de vacinação e o documento de identidade.
Reportagem, Rodrigo Nunes