SÃO JOÃO DA BARRA (RJ): Município tem apenas 13% das jovens imunizadas na segunda etapa de vacinação contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de São João da Barra apresentou um aumento de cinco por cento no número de jovens imunizadas com a segunda dose da vacina contra o HPV. Porém, a cidade ainda está distante da meta do ministério da Saúde de 75 por cento e até o momento só tem 13 por cento das meninas entre 11 e 13 anos imunizadas. A estudante Emily Nascimento, de 13 anos, é uma das que tomaram as duas primeiras doses e está imune ao vírus.
 
SONORA: Estudante, Emily Nascimento

“É para evitar o câncer do colo do útero. Foi tranquilo porque eu já tomei benzetacil, então, eu já estou acostumada. Eu falei com as minhas amigas que era tranquilo”.

REPÓRTER: O HPV é o principal responsável pelo surgimento do câncer do colo do útero. A vacina é o método mais eficaz e seguro de prevenção ao vírus. O ministério da Saúde ressalta que a dose não causa efeitos colaterais graves e a menina pode ter apenas dor no local da aplicação e, em casos raros, febre e dor de cabeça. A enfermeira, Cristiana Lima, destaca que as pessoas não devem ter medo da vacina.
 
SONORA: Enfermeira, Cristiana Lima
 
“Nosso município não teve. O máximo que teve foi tontura, não teve coisa alarmante. Mas, devido à mídia do estado passar que teve vários casos que foram parar no hospital. Aqui no nosso município não teve isso, mas as mães ficaram com medo”.
 
REPÓRTER: Para ficar imune ao HPV a jovem precisa tomar as três doses da vacina. A imunização é oferecida de graça pelo Sistema Único de Saúde. O secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta os benefícios da vacinação.
 
SONORA: Secretário de ciência, tecnologia e insumos estratégicos do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“A vacina é absolutamente segura, recomendada pela Organização Mundial de Saúde. E precisamos lembrar que antes de ser oferecida gratuitamente pelo SUS uma menina, para se proteger contra o HPV, a família tinha que gastar cerca de 1500 reais. Agora é de graça. É uma vantagem tremenda, para essas meninas, oferecida pelo SUS que as famílias precisam ter a consciência de garantir que essas meninas tenham seu direito à saúde plenamente garantido”.
 
REPÓRTER: São João da Barra oferece a dose em 14 unidades de saúde da cidade, como no posto Felix de Sá, que fica no centro da cidade, próxima a Santa Casa de Misericórdia, e o posto de Atafona, ao lado da Praça da Igreja Nossa Senhora da Penha. Os locais funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco horas da tarde.
 
Reportagem, Rodrigo Nunes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.