SÃO GOTARDO (MG): Mais de 2.700 casos de Dengue foram notificados na cidade em 2016

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os moradores de São Gotardo estão sofrendo por causa do número de casos de Dengue do município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, dois mil 780 casos da doença foram notificados, só neste ano, na cidade. Como São Gotardo tem cerca de 30 mil habitantes, o número preocupa a Secretaria de Saúde, que já realizou diversas ações durante o ano para tentar conter a epidemia da doença. É o que explica Davi Sato, responsável pela Vigilância Ambiental do município.
 
TEC/SONORA: Davi Sato, responsável pela vigilância ambiental da Secretaria de Saúde
 
“Fizemos dois mutirões de limpeza na cidade, um em fevereiro e outro em novembro. Ações educativas nas escolas, porque os meninos sempre compram essa ideia da Dengue, trabalhando com educação e saúde nas escolas. E eu acho que isso é fundamental porque as crianças sempre divulgam tudo o que é passado para elas, em casa, e cobram dos pais. E isso é bom”.
 
LOC: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Alto Bela Vista e o Centro foram os dois lugares onde os agentes de combate à Dengue mais encontraram focos do mosquito. Apesar disso, Davi Sato lembra que toda a população deve fazer a sua parte.
 
TEC/SONORA: Davi Sato, responsável pela vigilância ambiental da Secretaria de Saúde
 
“Olha, apesar de a gente ter tido um surto de Dengue grande no município esse ano, eu acho que a população ainda não se conscientizou que a Dengue é um problema de saúde grave. Tem gente que mantém a casa e o quintal limpos, mas tem gente que não. E, infelizmente, esse que não limpa acaba prejudicando aquele que deixa a casa e o quintal arrumados, certo?”
 

LOC: Ninguém quer pegar as doenças transmitidas pelo mosquito, não é mesmo? Ou pior: ver algum familiar com Dengue, Zika ou Chikungunya. Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde é que você separe 15 minutinhos, por semana, para fazer uma limpeza dentro de casa e não deixar nenhum recipiente com água parada. Para saber mais, acesse:saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.