SÃO GONÇALO (RJ): Dengue faz vítimas no município e em todo o estado

Já são mais 165 mil casos notificados no estado do Rio de Janeiro, sendo que mais de 80 mil são só de Dengue.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya está fazendo várias vítimas em todo país. Já sãomais 165 mil casos notificados no estado do Rio de Janeiro, sendo que mais de 80 mil são só de Dengue.  A estudante Anne Serpa mora em São Gonçalo e diz que, atualmente, não tem observado muitas ações para combater o mosquito por parte da prefeitura. Ela já pegou Dengue e passou por uma situação nada agradável.
 
SONORA: Anne Serpa, estudante.
 
“Seu corpo fica cansado, parece que você não tem controle sobre ele. Não consegue ficar em pé, é muito cansaço, dói. E eu dei essas manchinhas pelo corpo, mas elas não coçavam. Febre, dor de cabeça, dor na região dos olhos como se não pudesse abrir. Ânsia de vômito fiquei muito enjoada nem conseguia comer direito.”
 
LOC: A Anne descreveu como é ruim pegar essa doença. O Ministério da Saúde ressalta que não existe tratamento específico para dengue. O tratamento é feito para aliviar os sintomas. Quando eles aparecerem, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Ao sentir os sintomas da doença, deve-se buscar um serviço de saúde para atendimento. Não é recomendado usar medicamentos que contêm ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia. É recomendado repouso absoluto ao paciente, que deve beber bastante líquido para hidratação. A Anne, uma vítima da Dengue, tem um recado para todos nós.
 
SONORA: Anne Serpa, estudante.

 “A gente acha que pode ser só uma Dengue, mas pode evoluir para uma fase hemorrágica que pode ser mil vezes pior e Dengue mata. Então. Tem que tomar muito cuidado, não deixar água para de jeito nenhum. Porque só quem sente e já passou por isso sabe o quão dolorido é. A pessoa tem uma vida, trabalha, estuda, tem que levantar e acordar cedo, e acaba ficando dependente daquilo tendo que ficar de cama. Isso por semanas, porque demora de duas a três pra curar. Tem cuidar porque, realmente, eu não desejo isso para ninguém.”
 
LOC: Vamos escutar bem o recado da Juliana. Não espere o mosquito picar você ou alguém próximo para tomar providências. É uma situação difícil mas que pode ser evitada por todos. É só tomar os cuidados básicos constantemente, não deixando água parada em lugar nenhum. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereçocombateaedes.saude.gov.br.
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.