SÃO GABRIEL DO OESTE (MS): Grávidas com suspeitas de Zika vírus deixam cidade em alerta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O grande número de doenças ligadas ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika colocou São Gabriel do Oeste na lista do Ministério da Saúde de municípios prioritários. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a cidade já registrou esse ano, até o dia 20 de abril, mais de mil e 500 casos de dengue. Seis casos de suspeitos de chikungunya foram contabilizados. A cidade tem também cinco casos confirmados de vírus Zika, sendo quatro desses em mulheres grávidas. A preocupação de mulheres grávidas com o vírus é maior porque ele pode causar microcefalia em recém-nascidos. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde. O gerente estadual do programa de combate ao mosquito, Márcio Luís de Oliveira, lembra que a batalha contra o Aedes é de todos, do poder público e da população.
 
SONORA: Márcio Luís de Oliveira, gerente do programa de combate ao Aedes
 
“Os agentes estão aí para fazer uma vistoria no seu imóvel, para verificar se há focos do mosquito e, acima de tudo, eles estão aí para prestar uma orientação. O cuidado com a sua casa não é propriamente o poder público que precisa fazer. Cada morador tem que ter cuidado com seu próprio imóvel”.
 
REPÓRTER: Para reverter essa situação, Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente seis mil agentes de saúde e endemias para vistoriar imóveis e eliminar, ou tratar, possíveis criadouros. Eles também informam a população sobre os cuidados necessários no dia a dia. A relação de municípios prioritários do Ministério da Saúde ainda tem Alcinópolis, Bandeirantes, Bonito, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Guia Lopes da Laguna e Ponta Porã. Segundo a secretaria estadual de Saúde, o combate ao inseto está mais difícil neste ano devido ao grande volume de chuvas em Mato Grosso do Sul. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, destaca que os cuidados devem ser ainda maiores nesse período do ano.
 
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Historicamente, estamos passando pelo mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito”.
 
REPÓRTER: Os cidadãos do Mato Grosso do Sul que tiverem dificuldades de entrar em contato com as secretarias municipais para fazer denúncias ou tirarem dúvidas, podem ligar no número 3326-7182. O telefone é da  Central de Atendimento da Secretaria Estadual de Saúde. Para mais informações sobre dengue, chikungunya e Zika e acesse o site:  combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa
 
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.