SÃO FÉLIX DO XINGÚ (PA): Município em risco de infestação do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A população de São Félix do Xingú precisa de mais atenção na luta contra o mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o município é um dos 39, no estado, que registra situação de alerta ou risco de surto das três doenças. E, São Félix está estacionado nesta situação há três anos. O índice de infestação registrado na cidade já chegou a 14,8 e, neste ano, caiu para 7.1 – índice ainda considerado de risco pelo governo. E, para piorar, a época de muitas chuvas facilita a proliferação do mosquito. Por isso, os municípios paraenses devem intensificar os trabalhos de combate aos focos. A Coordenadora Estadual de Controle de Arboviroses, Aline de Paula da Silva, pede aos moradores de São Félix do Xingú que limpem suas casas, recolham lixos e tenham cuidado com recipientes que possam juntar água parada.

TEC/SONORA:
 Aline de Paula Carneiro da Silva, Coordenadora de Controle de Arboviroses, do Pará
 

 

“Agora começou o momento de muita chuva. Começa em outubro e vai até mais ou menos junho, aumenta muito a chuva e aumenta muito o mosquito. Por isso que para a gente começar, tem que começar agora.”

 

LOC: Você também pode ajudar a sua cidade a vencer o mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika. Na região Norte, o lixo foi o depósito com maior número de focos encontrados pelos agentes de endemias, segundo o Ministério da Saúde. Então, tenha muito cuidado com o lixo. Saiba mais no site do Ministério da Saúde. Acesse o site:saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.