LOC: Os bairros Solar das Águas, Planalto e Vitória estão entre as localidades com alta infestação do mosquito transmissor da Dengue em São Félix do Xingú. Maria Isabel Lima mora no Solar das Águas e neste ano já teve Dengue duas vezes. Ela conta que ficou debilitada por causa da doença.
TEC/SONORA: Maria Isabel Carneiro Alves Lima, Agente de Controle de Endemias
“Bastante febre, febre mesmo que vem com tudo. Eu não dava apetite. Tive que tomar bastante líquido, fiquei de repouso mesmo. Não aguentava trabalhar. Eu sentia bastante dores mesmo no corpo todinho, nas juntas. Foi triste.”
LOC: O mosquito da Dengue também pode transmitir a Chikungunya e o Zika. Para evitar criadouros desse mosquito é preciso ficar atento aos objetos que podem acumular água parada. Mesmo sendo infecções tão perigosas para a saúde, os agentes de saúde e de endemias de São Félix do Xingú ainda encontram focos do mosquito nas casas da cidade. Como conta a coordenadora municipal de vigilância em saúde, Tatiane da Silva.
TEC/SONORA: coordenadora de vigilância em saúde, Tatiane da Silva
“Por mais que todo mundo faça orientação, tanto ACE (agente comunitário de endemias), quanto as equipes de saúde da família e quando a televisão, a mídia mostra, no rádio também. Mesmo assim, a gente encontra ainda muita casa onde a gente encontra muito lixo, muito, muito, muito mesmo.”
LOC: A coordenadora lembra ainda que qualquer objeto, mesmo que pequeno, pode servir de criadouro do mosquito.
TEC/SONORA: coordenadora de vigilância em saúde, Tatiane da Silva
“Tampa de garrafa, garrafa pet, latinha de cerveja, pneu velho, objeto onde pode acumular água, como casca de côco também. Até sacola plástica que eles verem que tem água acumulada, eles não deixarem nos seus quintais.”
LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, a Dengue, a Chikungunya e o Zika são infecções muito graves e podem até levar a morte. Colabore com o combate ao mosquito e proteja e sua casa e a sua família. Saiba mais no site saude.gov.br/combateaedes