SÃO BENTO (PB): Caixas d’água em residências não têm proteção eficiente contra Aedes Aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: São Bento é um dos municípios onde a atenção aos focos do mosquito Aedes aegypti deve ser redobrada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos quatro primeiros meses do ano já foram duas mil 650 notificações de dengue. No mesmo período do ano passado, esse número era quatro vezes menor: 646. Além da dengue, o Aedes também transmite a febre chikungunya e o vírus Zika. A secretária de Saúde do município, Sandra Brilhante, explica que uma das dificuldades no combate aos criadouros do mosquito é a forma inadequada de armazenamento de água nas casas dos moradores.
 
SONORA: secretária municipal de Saúde, Sandra Brilhante  
 
“A maioria das caixas d’água de lá é descoberta. Elas são cobertas apenas com telhas. Como elas são cobertas com telhas, na maioria das vezes, a dona da casa e a família acham que está coberta, mas na verdade não está. Porque o mosquito passa com muita facilidade. Então, assim, é descoberto”.
 
REPÓRTER: A coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, Marta Damasco, reconhece o problema e sugere uma solução nesses casos.
 
SONORA: coordenadora da Sala Nacional de Coordenação e Controle para Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, Marta Damasco
 
 “Muitas vezes, a pessoa tem um criadouro em casa, mas não tem ciência disso. Não sabe que está abrigando em casa um criadouro de larvas de mosquito. Por exemplo, os ladrões de caixa d’água podem ser entradas de mosquito para depositar ovos nas caixas d’água. Recomenda-se, inclusive, que se coloque uma tela ali. Quer dizer, uma coisa que pouca gente sabe”.             
REPÓRTER: Você pode ajudar a combater o Aedes denunciando possíveis focos à Secretaria de Saúde, que fica na rua Stella Alcantara dos Santos, número 202. Outra opção é ligar no telefone 3444-2073. Para conhecer um pouco mais sobre as doenças provocadas pelo mosquito, além de dicas para eliminar os focos do Aedes, acesse o site:combateaedes.saude.gov.br.
 

Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.