SANTO ANTÔNIO DO MONTE (MG): Dengue faz vítimas no município e em todo o estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A dona de casa Divaní Rodrigues passou por um período muito difícil quando pegou Dengue na cidade de Santo Antônio do Monte. Acostumada a fazer os serviços do lar, ficou limitada a algumas atividades devido as dores. Não conseguia fazer nada. Foram 15 dias em repouso. Nesse período, ela tinha que ir constantemente a uma unidade de saúde para tomar soro e medir as plaquetas. E ela não era a única. No Bairro São José, onde mora, muitas pessoas foram afetadas. Ela acredita que pegou Dengue devido ao descuido dos vizinhos.
 
TEC/SONORA: Divaní Rodrigues, dona de casa

“Na época que eu peguei, muita gente ficou doente. Disseram que lá foi o lugar que teve mais Dengue. Tem muito lote vago, tem gente que não cuida. É um bairro que tem muita casa, mas tem muito lote pra construir ainda. Eu tenho um lote vago em frente a minha casa que eu não sei quem é a dona até hoje. Eu moro lá vai fazer 15 anos. Nunca limparam e eu imagino que pode ter sido nesses lotes vagos que o povo joga lixo. Porque minha casa é muito limpa, não tem nada de sujeira.”
 
LOC: O estado de Minas Gerais soma mais de quinhentos casos suspeitos e confirmados das três doenças. O número é alto e pode ficar maior, caso não aconteça os cuidados necessários. A Dona Divaní relata que a prefeitura está fazendo algumas ações para o combate ao mosquito.
 
SONORA:  Divaní Rodrigues, dona de casa.
 
“Esses dias para trás eles passaram com aquele carro fumacê. Fizeram uma limpeza, cada bairro passa um dia, quando é um bairro maior dois dias, juntando entulho. Pessoas deixavam na porta e o pessoal da prefeitura ia pegar. Eles fizeram.”
 
LOC: O Ministério da Saúde lembra que não existe tratamento específico para dengue. Apenas é feito uso de medicamentos para aliviar os sintomas. E quando ele aparecerem é importante procurar o serviço de saúde mais próximo, fazer repouso e ingerir bastante líquido.
 
TEC/SONORA:  Divaní Rodrigues, dona de casa
 
“Todo mundo podia se conscientizar e ter mais cuidado. Tem muita gente inconsciente demais da conta, aqui. Quando eu tive Dengue, eu sempre ia ao posto para colher sangue e ver se as plaquetas tinham subido. E lá sempre tinha umas 70 ou 80 pessoas esperando para serem atendidas, todas com Dengue. Tinha gente mais nova, gente mais velha, gente de meia idade. Nossa, mas estava muito difícil.”
 
LOC: Para não passar pela mesma situação da dona Divaní, Separe quinze minutos por semana para fazer uma vistoria em casa ou mesmo no trabalho, verificando se há criadouros do mosquito. Essa atitude pode salvar vidas, além de evitar que prejudique outras pessoas. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.