Data de publicação: 17 de Março de 2016, 11:36h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Santo Antônio do Descoberto tem uma notícia boa para as mamães de plantão: as grávidas da cidade que tiveram Zika no primeiro trimestre da gestação deram a luz a bebês perfeitamente saudáveis. É uma ótima notícia para a cidade, que continua fortalecendo as ações de combate ao Aedes aegypti. O mosquito, além da dengue e da febre chikungunya, também pode transmitir o vírus Zika, um dos responsáveis pelo nascimento de crianças com microcefalia. A informação foi divulgada pelo Comitê de Investigação de Microcefalia do Estado de Goiás. É importante lembrar que, mesmo com a novidade boa, a população não pode bobear. São mais de 30 agentes de saúde e endemias que, diariamente, visitam as casas da cidade para orientar e ajudar os moradores no extermínio de possíveis criadouros do Aedes. A meta desses profissionais é conseguir vistoriar os 37 mil imóveis de Santo Antônio do Descoberto. Mas é preciso que a população abra as portas para os agentes de combate ao mosquito, como pede a Coordenadora da Fundação Nacional de Saúde de Santo Antônio do Descoberto, Livani Alves.
SONORA: Coordenadora da Fundação Nacional de Saúde de Santo Antônio do Descoberto, Livani Alves
“Eu gostaria de fazer um apelo a você, morador, do Brasil. Hoje eu estou falando por Santo Antônio do Descoberto. Dizer a vocês que o agente de saúde é um aliado de vocês, na luta, no controle, combate a prevenção dos casos de dengue, Zika e chikungunya. Que vocês abram suas residências, que o recebam.”
REPÓRTER: De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Parque Onze é um dos lugares da cidade mais atacados pelo mosquito, mas todos os bairros devem ficar atentos, já que o jeito mais eficaz de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes é não deixando o mosquito nascer. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo para que a população se conscientize e pense nas mães das crianças com a doença.
SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro
“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”
REPÓRTER: A recomendação é que cada família gaste 15 minutos, por semana, para exterminar os possíveis criadouros do Aedes. Mais informações sobre como combater o mosquito, podem ser encontradas na internet, no site combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Bruna Goularte
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev