SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (RJ): Mais de 120 casos de Dengue foram confirmados este ano.

Já são mais de 655 casos de Dengue notificados e mais de 120 confirmados, segundo a Secretaria de Saúde. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Santo Antônio de Pádua passa por um momento delicado em relação ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Já são mais de 655 casos de Dengue notificados e mais de 120 confirmados, segundo a Secretaria de Saúde. O poder público está fazendo o que pode para que esses números sejam cada vez mais baixos, ainda mais agora que o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde apontou que o nível de infestação é de risco. O superintendente de Vigilância em Saúde do município, Elton Sanches, afirma que o que vai acabar de vez com o transmissor é a eliminação direta dos focos.
 
SONORA: Elton Sanches, superintendente de Vigilância em Saúde do município.
 
“O país já vai mais de 50 anos tentando combater com larvicidas e nós temos que .combater com trabalho de conscientização, educação. Conscientizar essa população pra tirar 10 minutos por semana pra olhar o seu quintal, pra eliminar seus depósitos predominantes. Nossas ações são feitas em semáforo, leva equipe, distribui panfleto e está sendo divulgação nas rádios em relação a esse trabalho.”
 
LOC: Para o próximo ano, o estado já pensa em tomar algumas medidas para combater o mosquito. As ações de controle de vetor que tem impacto direto nas doenças e organização da rede de saúde para as pessoas que vão ficar doentes. Segundo o subsecretário de vigilância em saúde, Alexandre Chieppe, está sendo providenciado um protocolo de atendimento integrado das três doenças.
 
SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de vigilância e saúde do estado.
 
“Para poder facilitar o manejo das pessoas com os principais sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya já na porta de entrada ou na emergência, uma atenção básica. Nós já temos planos de contingência nos 92 municípios do estado, eventualmente, com estruturação de centros de tratação e atendimento específico para que essas pessoas não venham a competir em uma rede assistencial que já é sobre carregada. Então, são medidas que já estão sendo tomadas com reuniões semanais entre diversos órgãos pra gente tentar minimizar o impacto dessas doenças no ano de 2017. ”
 
LOC:  O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não está de brincadeira. Basta deixar um pequeno foco para ele se instalar e prejudicar você, sua família e vizinhos. O que ele causa é muito sério, e precisamos entrar nesse combate. Separe quinze minutos por semana para fazer uma vistoria nos ambientes em que você vive. Essa atitude pode salvar vidas, além de evitar que prejudique outras pessoas. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.