SANTARÉM: Judiciário vai debater solução de conflitos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC/REPÓRTER: Guarda Compartilhada, Mediação e Justiça Restaurativa são temas do seminário que vai ser realizado pela Comarca de Santarém, nos dias 9 e 10 de abril. Entre as palestras, vai ser abordada a mediação adotada no Poder Judiciário. O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santarém, juiz Cosme Ferreira Neto, comenta o tema.
 
TEC/SONORA: Juiz Titular da 4ª Vara Cível e coordenador doCentro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santarém, Cosme Ferreira Neto.
 
“São temas bem atuais. O novo CPC, sancionado recentemente pela presidente, determina que os processos sejam submetidos à conciliação e à mediação. Então, a Justiça vai precisar de muitos mediadores, inclusive, aqui em Santarém já estamos em funcionamento com o Cejusc, precisa justamente de mediação”.
 
LOC/REPÓRTER: Magistrados, operadores do direito, acadêmicos, psicólogos e pedagogos também vão acompanhar palestras sobre Justiça Restaurativa e o Atendimento Socioeducativo, além da Guarda Compartilhada. O coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santarém, juiz Cosme Ferreira Neto, destaca a capacitação dos profissionais da Justiça.
 
TEC/SONORA: Juiz Titular da 4ª Vara Cível e coordenador doCentro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santarém, Cosme Ferreira Neto.
 
“Houve uma lei recente que determinou que se priorize a guarda compartilhada. É uma questão complexa, difícil para muitos casais que se separaram. Então, os profissionais precisam, obviamente, estar sempre atualizados para atuar no sei dia a dia. E também a Justiça Restaurativa é outro tema muito interessante que trata de um processo colaborativo que normalmente estabelece um diálogo entre a vítima, o ofensor e a comunidade”.
 
LOC/REPÓRTER: O seminário sobre Guarda Compartilhada, Mediação e Justiça Restaurativa vai ocorrer de 9 a 10 de abril, no auditório central da Universidade Federal do Oeste do Pará, Ufopa, em Santarém. As inscrições podem ser realizadas nas faculdades de direito da Ulbra, FIT e Ufopa, e também na sede da OAB/Santarém, assim como na sala do órgão localizada no Fórum de Santarém.

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.