SANTANA DO IPANEMA (AL): Prefeitura do município convida a população para acabar com a Dengue, Zika e Chikuingunya

150 pessoas estão com Dengue, 15 com Zika e 172 com Chikungunya.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC/SONORA: Janaina Tenório, recepcionista


“Começou logo com dores nos ossos, articulações. Sentindo muita dor de cabeça, vômito, febre. Tem alguns meses que eu já tive e ainda continuo sentindo muitas dores nas articulações. É terrível, terrível, terrível.”

LOC: Assim como a recepcionista Janaína Tenório, de 42 anos, que mora em Camucinga, em Santana do Ipanema, outros moradores sofrem com as viroses transmitidas pelo mosquito. São 150 pessoas com Dengue, 15 com Zika e 172 com Chikungunya. Janaína pegou esta última e olha no que deu. É por isso que a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Santana do Ipanema, Cibele Azevedo vai te ensinar a eliminar os criadouros do mosquito.

 

 

TEC/SONORA: Cibele Azevedo, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica

 

 

“É uma coisa tão simples que a gente pode fazer todos os dias. Agente sempre aconselha o morador, pelo menos a cada dois dias dar uma olhadinha no quintal, ver se não tá acumulando lixo. Olhar as plantas se não estão deixando água parada. São ações simples que no dia-a-dia, a gente só em observar e ver que aquele determinado objeto pode acumular água, eliminar.”

 

 

LOC: Para ajudar a população a eliminar os focos do mosquito, a cidade ainda conta com o apoio de 19 agentes de endemias e 109 agentes comunitários de saúde. Acabar com o mosquito transmissor não é difícil. Se cada família dedicar 15 minutinhos por o município vai ficar livre da Dengue, do Zika e da Chikungunya. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.