SANTA MARIA (RS): Primeiros casos de Zika contraídos no Rio Grande do Sul são confirmados, um deles em Santa Maria

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Santa Maria continua em guerra contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e Zika. Agora essa luta está ainda mais intensa, porque a Secretaria de Saúde confirmou os dois primeiros casos de Zika contraídos dentro do Rio Grande do Sul. Um deles em Frederico Westphalen e outro em Santa Maria. A situação precisa de atenção porque em Frederico Westphalen é uma grávida que está doente. O vírus pode ser o responsável pelo nascimento de crianças com microcefalia e, por isso, a futura mamãe vai passar por um pré-natal diferenciado e monitorar o desenvolvimento do bebê, realizando todos os exames que precisar.  Já em Santa Maria, quem está doente é uma jovem de 18 anos. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra como é importante manter uma rotina de combate ao mosquito.

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

REPÓRTER:  Também foram confirmados outros três casos importados de Zika. Isso significa que as pessoas pegaram a doença fora do estado. Com os novos registros, agora são seis pessoas com Zika no Rio Grande do Sul.  É importante lembrar que o jeito mais seguro de não pegar nenhuma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, é não deixar com que ele nasça. Por isso, a recomendação é que cada família reserve 15 minutos, por semana, para acabar com todos os focos do mosquito de dentro de casa. Mais informações sobre como combater o Aedes podem ser encontradas na internet. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br

 

 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.