SANTA LUZIA D’OESTE (RO): Casos de dengue e Zika colocam município entre os prioritários no combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Santa Luzia D’Oeste está entre os municípios considerados prioritários pelo Ministério da Saúde no combate ao Aedes aegypti. O mosquito é responsável por transmitir três doenças: dengue, febre chikungunya e vírus Zika, que pode causar microcefalia em bebês. Segundo a Secretaria estadual de Saúde a cidade enfrenta neste ano um surto de dengue com 55 casos suspeitos. Um possível caso de Zika foi computado e nenhum caso de chikungunya foi registrado. Santa Luzia não é o único município de Rondônia na relação do governo federal. Alta Floresta D’Oeste, Buritis, Cabixi, Cerejeiras. Espigão D’Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste e São Francisco do Guaporé também fazem parte da lista. Com o intuito de melhorar esse panorama, Rondônia conta com mais de mil e 600 agentes de saúde e de combate a endemias, que visitam imóveis para destruir possíveis focos do mosquito e orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar o nascimento do Aedes. Outra iniciativa adotada pelo governo do estado foi a distribuição de cerca de 10 mil litros de inseticida para os municípios mais afetados.  De acordo com a diretora-geral da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia, Arlete Baldez, o estado tem adotado ações para combater ao mosquito. Ela lembra, porém, que a população também precisa colaborar para impedir que o inseto nasça e se reproduza. 

SONORA: Arlete Baldez, diretora-geral da Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia

 “Só assim, nesse trabalho universal, integrado, de toda a população com o poder público, com todas as parcerias, nós conseguiremos vencer esse mosquito”.

REPÓRTER: Em todo o estado, já são mais de 11 mil e 700 casos suspeitos de dengue, 65 do vírus Zika e 20 de chikungunya. Onze casos de microcefalia foram notificados, de acordo com a Secretaria de Saúde de Rondônia. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, relembra qual a maneira mais eficiente para se proteger das três doenças transmitidas pelo Aedes.

SONORA: Cláudio Maierovitch – diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde              

 “A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa Zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então, é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada”. 

REPÓRTER: Para mais informações sobre dengue, Zika e chikungunya acesse o site combateaedes.saude.gov.br 

 Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.