SANTA CRUZ (RN): Armazenamento incorreto de água pode favorecer mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Profissionais da saúde de Santa Cruz estão preocupados com os reservatórios para armazenar água na cidade. Por causa da falta de água constante em Santa Cruz, muita gente usa vasilhas e baldes para guardar água. Mas se eles não estiverem bem tampados, podem virar criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Cristiane Almeida é agente de saúde na região dos bairros Alegre, Vila Rica, Três a Um e conta que a população está guardando água em casa de maneira errada.
 
TEC/SONORA: Cristiane Almeida, agente de endemias
“A falta de água é grande. As pessoas não têm reservatórios corretos com tampa. A maioria é sem tampa, nisso daí se prolifera os focos. Tudo que é vasilha eles colocam água. Até vasilha de margarina o pessoal coloca água. Quando tem tampa, eles tiram a tampa e deixam fora.”
 
LOC: Não podemos deixar nenhuma brecha para o mosquito colocar os ovos. Ele transmite doenças e vírus que deixam a pessoa vários dias de cama, sem conseguir se levantar. Tatiane tem muito cuidado para evitar focos do mosquito. Lembra que a gente precisa manter a casa limpa para dar exemplo no combate ao mosquito.
 
TEC/SONORA: Tatiane Soares Gomes, agente de endemias
 
“A gente tem que ter a limpeza, mesmo que o vizinho não faça. O vizinho vai ver a gente limpando, ele vai se estimular a fazer também. Com educação, a gente chega lá. Evita uma doença mais grave, evita você estar comprando remédio e até mesmo debilitado em cima de uma cama.”
 
LOC: A conscientização e a participação de cada morador são indispensáveis para vencermos o mosquito. Participe! Muitas pessoas estão ficando doentes e até morrendo por causa da Dengue, Chikungunya e Zika. Colabore e proteja a sua vida e a vida da sua família. Saiba mais sobre prevenção e combate ao mosquito no no site:saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.